A Kia Brasil, preocupada com a segurança de seus clientes, comunica o início de campanha de chamamento (recall) para os veículos KIA/SPORTAGE, ano modelo 2016 a 2021, produzidos entre 08/05/2015 e 20/10/2020, com finais de chassis abaixo relacionados: MODELO CHASSIS SPORTAGE do G7000207 ao M7898746 *observar somente os oito últimos dígitos do número do chassi. Componente envolvido: fusível da caixa de junção HECU. Razões técnicas: Em caso de corrente excessiva no circuito elétrico do sistema ABS (freio anti blocante), sistema ESC (controle eletrônico de estabilidade) e sistema de controle de tração, poderá ocorrer uma demora na ruptura dos fusíveis de proteção, com possíveis danos nos componentes elétricos da caixa de fusíveis do compartimento do motor, ocasionando a inoperância destes sistemas. Na hipótese de o veículo apresentar a anomalia, o sistema de frenagem, estabilidade e tração funcionarão de maneira convencional, sem assistência eletrônica, mantendo as condições de direção, permitindo que o veículo seja conduzido até um local seguro para a chamada de socorro e, posteriormente, encaminhado para uma concessionária autorizada da marca “KIA”. Riscos e implicações: funcionamento do sistema de frenagem, estabilidade e tração de maneira convencional, ou seja, sem assistência eletrônica. Em casos extremos, quando o veículo estiver desligado/estacionado, os circuitos elétricos dos sistemas ABS, ESC e do controle de tração poderão não desligar e, assim, resultar em eventuais incêndios, com consequentes danos materiais e lesões graves ou até fatais aos ocupantes do veículo. Importante: Na hipótese de o veículo apresentar a anomalia, a luz de aviso do sistema ABS permanecerá acesa no painel do veículo, informando ao motorista acerca da irregularidade no sistema. Solução: embora não tenhamos conhecimento de quaisquer falhas que tenham acometido os veículos comercializados no Brasil, com vistas à manutenção da qualidade, a Kia Brasil houve por bem promover a substituição do componente que integra as unidades afetadas, sem qualquer custo aos proprietários. Data do início da campanha: 15/12/2021 Tempo previsto de reparo: aproximadamente 01 (uma) hora. Locais de atendimento: solicita-se que os proprietários dos veículos agendem a inspeção do componente em uma Concessionária Kia, cujos endereços e telefones podem ser obtidos através do site www.kia.com.br ou do telefone 0800 77 11011.
A Kia Brasil, preocupada com a segurança de seus clientes, comunica o início de campanha de chamamento (recall) para os veículos KIA/ BONGO UK2500 (PU) 4X4, ano modelo 2024, produzidos entre 18/08/2023 e 06/09/2023, com finais de chassis abaixo relacionados: Componente envolvido: porca da trava do cubo da roda traseira. Razões técnicas: o cubo da roda traseira apresentou falhas em razão da má fixação da porca do eixo traseiro. Foi percebido que essa ineficiência na fixação pode deixar o ABS inoperante mesmo quando o veículo mantenha vibrações ou transite em baixas velocidades, devido ao distanciamento existente entre a roda dentada e o sensor do ABS. Riscos e implicações: em casos extremos pode haver o desprendimento total da porca de fixação do eixo, ocasionando perda de tração e/ou soltura da roda, inclusive em baixas velocidades, quando em trânsito, e, consequentemente, eventuais acidentes em geral, com possíveis danos materiais e lesões graves ou até fatais aos ocupantes do veículo. Importante: na hipótese de o veículo apresentar a anomalia, a luz de advertência do sistema ABS será acionada, podendo ocorrer ruídos de chocalho devido à folga da porca da trava do cubo da roda traseira. Solução: com vistas à manutenção da qualidade dos veículos, a Kia Brasil houve por bem promover a substituição do componente que integra as unidades afetadas, sem qualquer custo aos proprietários. Data do início da campanha: 03/09/2024 Tempo previsto de reparo: aproximadamente 01 (uma) hora. Locais de atendimento: solicita-se que os proprietários dos veículos agendem a inspeção do componente em uma revenda Kia, cujos endereços e telefones podem ser obtidos através do site www.kia.com.br ou do telefone 0800 77 11011.
A Kia Motors do Brasil Ltda., sempre preocupada com a segurança de seus clientes, comunica o início de campanha de chamamento (recall) para os veículos KIA/SORENTO ano-modelo 2011, produzidos entre 24/10/2009 e 24/4/2011, com finais de chassi 078328 ao 184608. Componente envolvido: interruptor das luzes de freio. Razões técnicas: constatou-se que as luzes de freio podem não acender quando o pedal do freio for pressionado; que pode ocorrer a incapacidade de desativar o piloto automático para veículos equipados com o referido componente; e, ainda, pode restar dificultada a movimentação da alavanca de transmissão. Riscos e implicações: existe eventual risco de acidente de trânsito, pois as luzes de freio podem não acender quando acionado o pedal, ou mesmo deixará de desativar o piloto automático. Pode ainda ocorrer a impossibilidade de movimentar a alavanca de transmissão para a posição “P” (estacionamento). Solução: embora não tenhamos conhecimento de quaisquer falhas que acometeram os veículos no Brasil, com vistas à manutenção da qualidade, a Kia Motors do Brasil houve por bem substituir o interruptor das luzes de freio das unidades suspeitas. Tal substituição não acarretará qualquer custo aos proprietários dos veículos e clientes. Data do início da campanha: 1/6/2013. Tempo previsto de reparo: o tempo estimado para o atendimento desta campanha é de aproximadamente 1 (uma) hora, podendo sofrer variações conforme o fluxo de atendimento de cada revenda no momento da solicitação do reparo. Locais de atendimento: solicita-se que os proprietários dos veículos citados agendem a substituição do componente em uma revenda Kia de sua preferência, cujos endereços e telefones para contato podem ser obtidos através do site www.kia.com.br ou através do telefone 0800 77 11011.
A Kia Motors do Brasil Ltda., sempre preocupada com a segurança de seus clientes, comunica o início de campanha de chamamento (recall) para os veículos KIA/SORENTO ano-modelo 2007 a 2009, produzidos entre 1/5/2007 e 15/12/2008, com finais de chassi 764938 ao 896096. Componente envolvido: interruptor das luzes de freio. Razões técnicas: constatou-se que as luzes de freio podem não acender quando o pedal do freio for pressionado; que pode ocorrer a incapacidade de desativar o piloto automático para veículos equipados com o referido componente; e, ainda, pode restar dificultada a movimentação da alavanca de transmissão. Riscos e implicações: existe eventual risco de acidente de trânsito, pois as luzes de freio podem não acender quando acionado o pedal, ou mesmo deixará de desativar o piloto automático. Pode ainda ocorrer a impossibilidade de movimentar a alavanca de transmissão para a posição “P” (estacionamento). Solução: embora não tenhamos conhecimento de quaisquer falhas que acometeram os veículos no Brasil, com vistas à manutenção da qualidade, a Kia Motors do Brasil houve por bem substituir o interruptor das luzes de freio das unidades suspeitas. Tal substituição não acarretará qualquer custo aos proprietários dos veículos e clientes. Data do início da campanha: 1/6/2013. Tempo previsto de reparo: o tempo estimado para o atendimento desta campanha é de aproximadamente 1 (uma) hora, podendo sofrer variações conforme o fluxo de atendimento de cada revenda no momento da solicitação do reparo. Locais de atendimento: solicita-se que os proprietários dos veículos citados agendem a substituição do componente em uma revenda Kia de sua preferência, cujos endereços e telefones para contato podem ser obtidos através do site www.kia.com.br ou através do telefone 0800 77 11011.
A Kia Motors do Brasil Ltda., sempre preocupada com a segurança de seus clientes, comunica o início de campanha de chamamento (recall) para os veículos KIA/CARNIVAL ano-modelo 2007, produzidos entre 21/11/2006 e 27/6/2007, com finais de chassi 144789 ao 161062. Componente envolvido: interruptor das luzes de freio. Razões técnicas: constatou-se que as luzes de freio podem não acender quando o pedal do freio for pressionado; que pode ocorrer a incapacidade de desativar o piloto automático para veículos equipados com o referido componente; e, ainda, pode restar dificultada a movimentação da alavanca de transmissão. Riscos e implicações: existe eventual risco de acidente de trânsito, pois as luzes de freio podem não acender quando acionado o pedal, ou mesmo deixará de desativar o piloto automático. Pode ainda ocorrer a impossibilidade de movimentar a alavanca de transmissão para a posição “P” (estacionamento). Solução: embora não tenhamos conhecimento de quaisquer falhas que acometeram os veículos no Brasil, com vistas à manutenção da qualidade, a Kia Motors do Brasil houve por bem substituir o interruptor das luzes de freio das unidades suspeitas. Tal substituição não acarretará qualquer custo aos proprietários dos veículos e clientes. Data do início da campanha: 1/6/2013. Tempo previsto de reparo: o tempo estimado para o atendimento desta campanha é de aproximadamente 1 (uma) hora, podendo sofrer variações conforme o fluxo de atendimento de cada revenda no momento da solicitação do reparo. Locais de atendimento: solicita-se que os proprietários dos veículos citados agendem a substituição do componente em uma revenda Kia de sua preferência, cujos endereços e telefones para contato podem ser obtidos através do site www.kia.com.br ou através do telefone 0800 77 11011.
A Kia Motors do Brasil Ltda., sempre preocupada com a segurança de seus clientes, comunica o início de campanha de chamamento (recall) para os veículos KIA/CARENS ano-modelo 2009 a 2010, produzidos entre 1/3/2008 e 20/11/2009, com finais de chassi 200069 ao 305578. Componente envolvido: interruptor das luzes de freio. Razões técnicas: constatou-se que as luzes de freio podem não acender quando o pedal do freio for pressionado; que pode ocorrer a incapacidade de desativar o piloto automático para veículos equipados com o referido componente; e, ainda, pode restar dificultada a movimentação da alavanca de transmissão. Riscos e implicações: existe eventual risco de acidente de trânsito, pois as luzes de freio podem não acender quando acionado o pedal, ou mesmo deixará de desativar o piloto automático. Pode ainda ocorrer a impossibilidade de movimentar a alavanca de transmissão para a posição “P” (estacionamento). Solução: embora não tenhamos conhecimento de quaisquer falhas que acometeram os veículos no Brasil, com vistas à manutenção da qualidade, a Kia Motors do Brasil houve por bem substituir o interruptor das luzes de freio das unidades suspeitas. Tal substituição não acarretará qualquer custo aos proprietários dos veículos e clientes. Data do início da campanha: 1/6/2013. Tempo previsto de reparo: o tempo estimado para o atendimento desta campanha é de aproximadamente 1 (uma) hora, podendo sofrer variações conforme o fluxo de atendimento de cada revenda no momento da solicitação do reparo. Locais de atendimento: solicita-se que os proprietários dos veículos citados agendem a substituição do componente em uma revenda Kia de sua preferência, cujos endereços e telefones para contato podem ser obtidos através do site www.kia.com.br ou através do telefone 0800 77 11011.
A Kia Motors do Brasil Ltda., sempre preocupada com a segurança de seus clientes, comunica o início de campanha de chamamento (recall) para os veículos KIA/SOUL ano-modelo 2011, produzidos entre 1/6/2010 e 14/6/2011, com finais de chassi 190025 ao 730657. Componente envolvido: interruptor das luzes de freio. Razões técnicas: constatou-se que as luzes de freio podem não acender quando o pedal do freio for pressionado; que pode ocorrer a incapacidade de desativar o piloto automático para veículos equipados com o referido componente; e, ainda, pode restar dificultada a movimentação da alavanca de transmissão. Riscos e implicações: existe eventual risco de acidente de trânsito, pois as luzes de freio podem não acender quando acionado o pedal, ou mesmo deixará de desativar o piloto automático. Pode ainda ocorrer a impossibilidade de movimentar a alavanca de transmissão para a posição “P” (estacionamento). Solução: embora não tenhamos conhecimento de quaisquer falhas que acometeram os veículos no Brasil, com vistas à manutenção da qualidade, a Kia Motors do Brasil houve por bem substituir o interruptor das luzes de freio das unidades suspeitas. Tal substituição não acarretará qualquer custo aos proprietários dos veículos e clientes. Data do início da campanha: 1/6/2013. Tempo previsto de reparo: o tempo estimado para o atendimento desta campanha é de aproximadamente 1 (uma) hora, podendo sofrer variações conforme o fluxo de atendimento de cada revenda no momento da solicitação do reparo. Locais de atendimento: solicita-se que os proprietários dos veículos citados agendem a substituição do componente em uma revenda Kia de sua preferência, cujos endereços e telefones para contato podem ser obtidos através do site www.kia.com.br ou através do telefone 0800 77 11011.
A Kia Motors do Brasil Ltda., sempre preocupada com a segurança de seus clientes, comunica o início de campanha de chamamento (recall) para alguns veículos KIA/MOHAVE modelos 2009/2010, produzidos entre 02/05/2008 e 20/01/2009. Os veículos afetados são: KIA/MOHAVE – do chassi 022394 ao chassi 045892, devendo ser observados somente os seis últimos dígitos. Componente envolvido: conjunto do pedal de freio. Razões técnicas: a fixação deste conjunto é projetada para se romper em casos de colisão severa para proteger a integridade física do motorista. Nos veículos incluídos nesta campanha, esse rompimento poderá, eventualmente, ocorrer em casos de colisão menos severa, que não ocasione a imobilização do veículo. Riscos e implicações: ocorrendo a quebra do pedal do freio, em razão de pressão excessiva do condutor sobre o mesmo (ex.: frenagem para evitar colisão mais severa contra obstáculo), o sistema de freio de pé do veículo deixará de funcionar, podendo, eventualmente, resultar em lesão corporal aos ocupantes. Ou seja, na hipótese do veículo continuar em movimento, após a quebra do pedal do freio, o condutor deverá acionar o freio de estacionamento (“de mão”), sob risco de ocorrer nova colisão, que, eventualmente, poderá resultar em lesão corporal aos ocupantes. Solução: embora não tenhamos conhecimento de quaisquer falhas que acometeram os veículos no Brasil, com vistas à manutenção da qualidade, a Kia Motors do Brasil houve por bem substituir o conjunto do pedal de freio das unidades suspeitas, tal substituição não acarretará qualquer custo aos proprietários dos veículos e clientes. Data do início da campanha: 12/11/2012 Tempo previsto de reparo: o tempo estimado para o atendimento desta campanha é de aproximadamente 02 (duas) horas, podendo sofrer variações conforme o fluxo de atendimento de cada revenda no momento da solicitação do reparo. Locais de atendimento: solicita-se, que os proprietários dos veículos citados agendem a substituição do componente em uma revenda Kia de sua preferência, cujos endereços e telefones para contato podem ser obtidos através do site www.kia.com.br ou através do telefone 0800 77 11011.
A Kia Motors do Brasil Ltda., sempre preocupada com a segurança de seus clientes, comunica o início de campanha de chamamento (recall) para os veículos KIA/CARNIVAL modelos 2007 a 2011, produzidos entre 21/11/2006 e 10/12/2010, com finais de chassi 144786 ao 376690. Componente envolvido: interruptor das luzes de freio. Razões técnicas: constatou-se que as luzes de freio podem não acender quando o pedal do freio for pressionado; que pode ocorrer a incapacidade de desativar o piloto automático; funcionamento intermitente do botão de partida/parada do motor; acendimento da luz indicadora “ESC” no painel de controle e, ainda, pode restar dificultada a movimentação da alavanca de transmissão. Riscos e implicações: existe eventual risco de acidente de trânsito, pois as luzes de freio podem não acender quando acionado o pedal, ou mesmo pode não desativar o piloto automático. Pode ainda ocorrer a impossibilidade de movimentar a alavanca de transmissão da posição “P” (estacionamento). Solução: substituir o interruptor das luzes de freio das unidades suspeitas. Tal substituição não acarretará qualquer custo aos proprietários dos veículos e clientes. Data do início da campanha: 21/10/2013. Tempo previsto de reparo: o tempo estimado para o atendimento desta campanha é de aproximadamente 1 (uma) hora, podendo sofrer variações conforme o fluxo de atendimento de cada revenda no momento da solicitação do reparo. Locais de atendimento: solicita-se que os proprietários dos veículos citados agendem a substituição do componente em uma revenda Kia de sua preferência, cujos endereços e telefones para contato podem ser obtidos através do site www.kia.com.br ou através do telefone 0800 77 11011.
A Kia Motors do Brasil Ltda., sempre preocupada com a segurança de seus clientes, comunica o início de campanha de chamamento (recall) para os veículos KIA/SPORTAGEn modelos 2011, produzidos entre 25/8/2010 e 4/4/2011, com finais de chassi do 042880 ao 144957. Componente envolvido: interruptor das luzes de freio. Razões técnicas: constatou-se que as luzes de freio podem não acender quando o pedal do freio for pressionado; que pode ocorrer a incapacidade de desativar o piloto automático; funcionamento intermitente do botão de partida/parada do motor; acendimento da luz indicadora “ESC” no painel de controle e, ainda, pode restar dificultada a movimentação da alavanca de transmissão. Riscos e implicações: existe eventual risco de acidente de trânsito, pois as luzes de freio podem não acender quando acionado o pedal, ou mesmo pode não desativar o piloto automático. Pode ainda ocorrer a impossibilidade de movimentar a alavanca de transmissão da posição “P” (estacionamento). Solução: substituir o interruptor das luzes de freio das unidades suspeitas. Tal substituição não acarretará qualquer custo aos proprietários dos veículos e clientes. Data do início da campanha: 21/10/2013. Tempo previsto de reparo: o tempo estimado para o atendimento desta campanha é de aproximadamente 1 (uma) hora, podendo sofrer variações conforme o fluxo de atendimento de cada revenda no momento da solicitação do reparo. Locais de atendimento: solicita-se que os proprietários dos veículos citados agendem a substituição do componente em uma revenda Kia de sua preferência, cujos endereços e telefones para contato podem ser obtidos através do site www.kia.com.br ou através do telefone 0800 77 11011.
A Kia Motors do Brasil Ltda., sempre preocupada com a segurança de seus clientes, comunica o início de campanha de chamamento (recall) para os veículos KIA/OPIRUS modelos 2008 e 2009, produzidos entre 14/6/2007 e 6/10/2008, com finais de chassi do 145877 ao 181065. Componente envolvido: interruptor das luzes de freio. Razões técnicas: constatou-se que as luzes de freio podem não acender quando o pedal do freio for pressionado; que pode ocorrer a incapacidade de desativar o piloto automático; funcionamento intermitente do botão de partida/parada do motor; acendimento da luz indicadora “ESC” no painel de controle e, ainda, pode restar dificultada a movimentação da alavanca de transmissão. Riscos e implicações: existe eventual risco de acidente de trânsito, pois as luzes de freio podem não acender quando acionado o pedal, ou mesmo pode não desativar o piloto automático. Pode ainda ocorrer a impossibilidade de movimentar a alavanca de transmissão da posição “P” (estacionamento). Solução: substituir o interruptor das luzes de freio das unidades suspeitas. Tal substituição não acarretará qualquer custo aos proprietários dos veículos e clientes. Data do início da campanha: 21/10/2013. Tempo previsto de reparo: o tempo estimado para o atendimento desta campanha é de aproximadamente 1 (uma) hora, podendo sofrer variações conforme o fluxo de atendimento de cada revenda no momento da solicitação do reparo. Locais de atendimento: solicita-se que os proprietários dos veículos citados agendem a substituição do componente em uma revenda Kia de sua preferência, cujos endereços e telefones para contato podem ser obtidos através do site www.kia.com.br ou através do telefone 0800 77 11011.
A Kia Motors do Brasil Ltda., sempre preocupada com a segurança de seus clientes, comunica o início de campanha de chamamento (recall) para os veículos KIA/MAGENTIS modelos 2008 a 2010, produzidos entre 2/6/2007 e 6/1/2010, com finais de chassi do 175104 ao 423510. Componente envolvido: interruptor das luzes de freio. Razões técnicas: constatou-se que as luzes de freio podem não acender quando o pedal do freio for pressionado; que pode ocorrer a incapacidade de desativar o piloto automático; funcionamento intermitente do botão de partida/parada do motor; acendimento da luz indicadora “ESC” no painel de controle e, ainda, pode restar dificultada a movimentação da alavanca de transmissão. Riscos e implicações: existe eventual risco de acidente de trânsito, pois as luzes de freio podem não acender quando acionado o pedal, ou mesmo pode não desativar o piloto automático. Pode ainda ocorrer a impossibilidade de movimentar a alavanca de transmissão da posição “P” (estacionamento). Solução: substituir o interruptor das luzes de freio das unidades suspeitas. Tal substituição não acarretará qualquer custo aos proprietários dos veículos e clientes. Data do início da campanha: 21/10/2013. Tempo previsto de reparo: o tempo estimado para o atendimento desta campanha é de aproximadamente 1 (uma) hora, podendo sofrer variações conforme o fluxo de atendimento de cada revenda no momento da solicitação do reparo. Locais de atendimento: solicita-se que os proprietários dos veículos citados agendem a substituição do componente em uma revenda Kia de sua preferência, cujos endereços e telefones para contato podem ser obtidos através do site www.kia.com.br ou através do telefone 0800 77 11011.
A Kia Motors do Brasil Ltda., sempre preocupada com a segurança de seus clientes, comunica o início de campanha de chamamento (recall) para os veículos KIA/CERATO modelos 2010 a 2011, produzidos entre 3/2/2009 e 30/8/2010, com finais de chassi do 044301 ao 882890. Componente envolvido: interruptor das luzes de freio. Razões técnicas: constatou-se que as luzes de freio podem não acender quando o pedal do freio for pressionado; que pode ocorrer a incapacidade de desativar o piloto automático; funcionamento intermitente do botão de partida/parada do motor; acendimento da luz indicadora “ESC” no painel de controle e, ainda, pode restar dificultada a movimentação da alavanca de transmissão. Riscos e implicações: existe eventual risco de acidente de trânsito, pois as luzes de freio podem não acender quando acionado o pedal, ou mesmo pode não desativar o piloto automático. Pode ainda ocorrer a impossibilidade de movimentar a alavanca de transmissão da posição “P” (estacionamento). Solução: substituir o interruptor das luzes de freio das unidades suspeitas. Tal substituição não acarretará qualquer custo aos proprietários dos veículos e clientes. Data do início da campanha: 21/10/2013. Tempo previsto de reparo: o tempo estimado para o atendimento desta campanha é de aproximadamente 1 (uma) hora, podendo sofrer variações conforme o fluxo de atendimento de cada revenda no momento da solicitação do reparo. Locais de atendimento: solicita-se que os proprietários dos veículos citados agendem a substituição do componente em uma revenda Kia de sua preferência, cujos endereços e telefones para contato podem ser obtidos através do site www.kia.com.br ou através do telefone 0800 77 11011.
A Kia Motors do Brasil Ltda., sempre preocupada com a segurança de seus clientes, comunica o início de campanha de chamamento (recall) para os veículos KIA/MOHAVE modelos 2008 a 2011, produzidos entre 22/2/2008 e 10/3/2011, com finais de chassi do 001088 ao 071004. Componente envolvido: interruptor das luzes de freio. Razões técnicas: constatou-se que as luzes de freio podem não acender quando o pedal do freio for pressionado; que pode ocorrer a incapacidade de desativar o piloto automático; funcionamento intermitente do botão de partida/parada do motor; acendimento da luz indicadora “ESC” no painel de controle e, ainda, pode restar dificultada a movimentação da alavanca de transmissão. Riscos e implicações: existe eventual risco de acidente de trânsito, pois as luzes de freio podem não acender quando acionado o pedal, ou mesmo pode não desativar o piloto automático. Pode ainda ocorrer a impossibilidade de movimentar a alavanca de transmissão da posição “P” (estacionamento). Solução: substituir o interruptor das luzes de freio das unidades suspeitas. Tal substituição não acarretará qualquer custo aos proprietários dos veículos e clientes. Data do início da campanha: 21/10/2013. Tempo previsto de reparo: o tempo estimado para o atendimento desta campanha é de aproximadamente 1 (uma) hora, podendo sofrer variações conforme o fluxo de atendimento de cada revenda no momento da solicitação do reparo. Locais de atendimento: solicita-se que os proprietários dos veículos citados agendem a substituição do componente em uma revenda Kia de sua preferência, cujos endereços e telefones para contato podem ser obtidos através do site www.kia.com.br ou através do telefone 0800 77 11011.
A Kia Motors do Brasil Ltda., preocupada com a segurança de seus clientes, comunica o início de campanha de chamamento (recall) para os veículos KIA SOUL, modelos PS ano 2014 e 2015, produzidos entre 18/1/2014 e 30/9/2015, com finais de chassis 088380 ao 815060. Componente envolvido: porca de fixação do pinhão da caixa de direção. Razões técnicas: nas unidades afetadas, foi constatada a emissão de ruído anormal da caixa de direção quando do movimento do volante. Em análise, observou-se a insuficiência do adesivo travante da porca do pinhão da caixa de direção, o que poderá implicar na dificuldade de movimentação da direção do veículo. Riscos e implicações: ruídos anormais da direção. Em casos extremos, pode ocorrer o desprendimento da porca do pinhão, resultando em acidente e eventual lesão, devido à dificuldade de movimento do volante. Solução: embora não tenhamos conhecimento de quaisquer falhas que acometeram os veículos no Brasil, com vistas à manutenção da qualidade, a Kia Motors do Brasil houve por bem promover o ajuste ou substituição da porca de fixação do pinhão da caixa de direção das unidades suspeitas, sem qualquer custo aos proprietários. Data do início da campanha: 4/7/2016. Tempo previsto de reparo: aproximadamente 2 (duas) horas. Locais de atendimento: solicita-se que os proprietários dos veículos agendem a inspeção do componente em uma revenda Kia, cujos endereços e telefones podem ser obtidos através do site www.kia.com.br ou do telefone 0800 77 11011.
A Kia Motors do Brasil Ltda., preocupada com a segurança de seus clientes, comunica o início de campanha de chamamento (recall) para os veículos KIA/CARNIVAL, ano modelo 2016 a 2019, produzidos entre 17/06/2015 e 05/02/2018, com finais de chassis 113707 ao 437433. Componente envolvido: software da unidade eletrônica de comando das portas deslizantes automáticas. Razões técnicas: Ao ser acionado o comando de fechamento da porta deslizante automática, algumas unidades deste modelo podem não obedecer ao sistema de reversão automática na hipótese de existência de eventual obstáculo na rota do trilho da porta. Riscos e implicações: Em determinados casos, pode ocorrer a continuidade do fechamento da porta automática, mesmo tendo sido constatada a existência de obstáculo, com possibilidade de resultar em lesão física às pessoas e/ou membros (exemplo: mãos e pés) que eventualmente estejam na rota do trilho de fechamento da porta automática que equipa o veículo. Solução: embora não tenhamos conhecimento de quaisquer falhas que acometeram os veículos no Brasil, com vistas à manutenção da qualidade, a Kia Motors do Brasil houve por bem promover a atualização do software da unidade eletrônica de controle das portas deslizantes automáticas das unidades afetadas, sem qualquer custo aos proprietários. Data do início da campanha: 04/07/2018. Tempo previsto de reparo: aproximadamente 01 (uma) hora. Locais de atendimento: solicita-se, que os proprietários dos veículos agendem a inspeção do componente em uma revenda Kia, cujos endereços e telefones podem ser obtidos através do site www.kia.com.br ou do telefone 0800 77 11011.
A Kia Brasil, preocupada com a segurança de seus clientes, comunica o início de campanha de chamamento (recall) para os veículos KIA/SPORTAGE (3ª Geração), ano modelo 2014 a 2016, produzidos entre 14/11/2013 e 10/11/2015, com finais de chassis abaixo relacionados: Componente envolvido: multifusível da caixa de junção. Razões técnicas: em caso de corrente excessiva no circuito elétrico do sistema ABS (freio antiblocante), sistema ESC (controle eletrônico de estabilidade) e sistema de controle de tração, poderá ocorrer uma demora na ruptura dos fusíveis de proteção, com possíveis danos nos componentes elétricos da caixa de fusíveis do compartimento do motor, ocasionando a inoperância destes sistemas. Na hipótese de o veículo apresentar a anomalia, o sistema de frenagem, estabilidade e tração funcionarão de maneira convencional, sem assistência eletrônica, mantendo as condições de direção, permitindo que o veículo seja conduzido até um local seguro para a chamada de socorro e, posteriormente, encaminhado para uma concessionária autorizada da marca “KIA”. Riscos e implicações: danos no circuito elétrico do sistema ABS (freio antiblocante), sistema ESC (controle eletrônico de estabilidade), caso equipado, e sistema de controle de tração, ocasionando a inoperância destes sistemas quando em trânsito e, consequentemente, eventuais casos de incêndio e acidentes em geral, com possíveis danos materiais e lesões graves ou até fatais aos ocupantes do veículo. Importante: na hipótese de o veículo apresentar a anomalia, a luz de aviso do sistema ABS permanecerá acesa no painel do veículo, informando ao motorista acerca da irregularidade no sistema. Solução: embora não tenhamos conhecimento de quaisquer falhas que tenham acometido os veículos comercializados no Brasil, com vistas à manutenção da qualidade, a Kia Brasil houve por bem promover a substituição do componente que integra as unidades afetadas, sem qualquer custo aos proprietários. Data do início da campanha: 10/04/2023. Tempo previsto de reparo: aproximadamente 01 (uma) hora. Locais de atendimento: solicita-se que os proprietários dos veículos agendem a inspeção do componente em uma revenda Kia, cujos endereços e telefones podem ser obtidos através do site www.kia.com.br ou do telefone 0800 77 11011.
A Kia Motors do Brasil Ltda., preocupada com a segurança de seus clientes, comunica o início de campanha de chamamento (recall) para os veículos KIA/CARNIVAL, ano modelo 2012 a 2015, produzidos entre 04/01/2012 e 19/03/2014, com finais de chassis abaixo relacionados: MODELO CHASSIS CARNIVAL do C6471315 ao F6589539 *observar somente os oito últimos dígitos do número do chassi. Componente envolvido: flauta de combustível. Razões técnicas: por ineficiência do material da flauta de combustível, em casos extremos pode ocorrer deformação excessiva interna no tubo de distribuição, dificultando o fluxo do combustível. Nesse caso o sistema pode interpretar baixa pressão de combustível, limitando, dessa forma, a potência do veículo. Em casos de eventual falha, não haverá a abrupta parada do motor e/ou perda de dirigibilidade ou do sistema de frenagem. Embora haja uma redução de potência do motor (com indicação de alerta no painel de instrumentos), as condições de direção se manterão ativas, permitindo que o veículo seja conduzido até um local seguro para a chamada de socorro e, posteriormente, encaminhado para uma concessionária autorizada da marca “KIA”. Riscos e implicações: limitação da potência do motor, que entrará em modo de emergência, conforme estratégia do modulo de controle, o que pode ocasionar redução da velocidade do veículo quando em trânsito, e, consequentemente, eventuais acidentes em geral, sem riscos de lesões graves ou fatais. Solução: embora não tenhamos conhecimento de quaisquer falhas que acometeram os veículos no Brasil, com vistas à manutenção da qualidade, a Kia Motors do Brasil houve por bem promover a substituição do componente que integra as unidades afetadas, sem qualquer custo aos proprietários. Data do início da campanha: 26/04/2021 Tempo previsto de reparo: aproximadamente 01 (uma) hora. Locais de atendimento: solicita-se que os proprietários dos veículos agendem a inspeção do componente em uma revenda Kia, cujos endereços e telefones podem ser obtidos através do site www.kia.com.br ou do telefone 0800 77 11011.