Por meio do Grupo Gandini, a Kia Motors do Brasil é representante
oficial e exclusiva da montadora sul-coreana Kia Motors Corporation desde junho
de 1992, sendo a maior importadora sem fábrica e de atuação contínua no País.
As operações em território nacional tiveram início com a comercialização
do utilitário Besta e do Ceres. Na sequência, a empresa passou a comercializar o
K-3700 e produtos da categoria SUV (Sport Utility Vehicle), como o Sportage,
segmento ao qual os consumidores brasileiros ainda tinham pouco acesso. Essa
realidade foi desmistificada, e até hoje o Sportage é um dos importados líderes
de vendas no Brasil.
Durante anos, o principal desafio das operações em território brasileiro
foi passar da condição de distribuidora de veículos utilitários para
importadora de automóveis de passageiros, uma vez que a imagem da Kia foi, por
muito tempo, associada à Besta, que se tornou sinônimo de van no País.
Nessa transição, o presidente da Kia Motors do Brasil,
José Luiz Gandini, teve de mudar radicalmente o perfil da Rede Autorizada de Concessionárias
e de seus titulares, que investiram e se
adaptaram à nova realidade, acompanhando a evolução da montadora sul-coreana
mundo afora. De atendimento a consumidores de veículos de trabalho para
veículos de passeio e sport-utilities, Gandini conseguiu essa transformação com êxito. Prova disso é
que a importadora conquistou o valioso título de
“Melhor Distribuidor do Ano” da marca Kia em 2001, 2008 e 2011, em prêmios
relativos aos resultados dos anos anteriores.
Com a assinatura
do designer Peter Schreyer, o icônico carro design Soul e o moderno sedã Cerato
foram apresentados no Brasil em 2009. No ano seguinte, foram apresentados
outros modelos que, nas mãos das eficientes equipes de engenharia e design da
Kia, ganharam em qualidade, tecnologia e beleza: o sedã de grande porte Cadenza,
o cupê Cerato Koup e os SUVs Sorento e Sportage foram reestilizados.
Foi também em
2010 que a Kia apresentou seu primeiro modelo bicombustível, o Kia Soul,
fabricado na Coreia com a tecnologia flexfuel, especialmente para o mercado
brasileiro. Nos anos seguintes, o compacto premium Picanto passou por uma
transformação decisiva e foi sucesso de crítica, semelhante ao que aconteceu
com o sedã Optima.
Atualmente, a Kia Motors do Brasil trabalha com uma das mais completas
famílias de veículos entre todas as montadoras locais e importadoras, incluindo
compacto, sedãs, SUVs (Sport Utility Vehicle), CUV (Crossover Utility Vehicle)
e comercial leve.
O boom
de vendas e a consolidação da Kia Motors do Brasil ocorreu em 2011, ano em que a
marca comercializou 80 mil unidades no atacado (da distribuidora para a rede) e
77 mil unidades licenciadas aos consumidores finais. Foi quando, em setembro daquele ano, Gandini e a Kia Motors do Brasil
foram surpreendidos pela instituição dos 30 pontos percentuais no IPI (Imposto
sobre Produtos Industrializados). E, mais tarde, no dia 3 de outubro de 2012,
perpetuados pelo programa Inovar-Auto, do governo federal, e pela cota de
importação de 4.800 unidades/ano, que se estendeu até o dia 31 de dezembro de
2017.
Com o término do
Inovar-Auto, a partir de 1º de janeiro de 2018, a Kia Motors do Brasil deu
início a um processo de reestruturação, por meio da nomeação de novas
concessionárias e da prospecção/negociação com grupos empresariais da cadeia de
distribuição. Além disso, a empresa já programou a chegada de novos modelos,
que complementarão a linha de veículos da marca no País.