O surgimento da Kia que conhecemos hoje aconteceu no início da década de 1970, com o nascimento da Titan, o primeiro caminhão da marca. Na sequência, ocorreu a produção do primeiro automóvel de passageiros, o Brisa, equipado com os pioneiros motores à gasolina e a Diesel desenvolvidos e fabricados inteiramente pela Kia. Em 1979, a marca já estava produzindo carros para outras grandes empresas do setor, como Peugeot, com o 604, e Fiat, com o 132 Sedan.
No começo dos anos 90, a Kia abriu suas filiais nos Estados Unidos e na Europa, com o lançamento do Sephia, dando início à trajetória de êxito nos mercados de diferentes continentes. No final da mesma década, a marca alterou o seu logotipo: a fachada estilizada de uma fábrica com chaminé, em azul, símbolo de progresso industrial da época, deu lugar à atual forma elipsoidal com a inscrição KIA em vermelho e branco, tradução de modernidade, dinamismo e ousadia. Não foi apenas uma mudança simbólica da montadora sul-coreana: a Kia lançava, na virada do milênio, um dos mais importantes programas de reestruturação de uma fábrica de veículos na história mundial da indústria automotiva.
No princípio de 2001, o grupo automotivo Kia-Hyundai apresentou seu programa “Top Five in 2010”, cujo slogan era “Win, Win, Drive”. Esse objetivo foi alcançado em 2008; portanto, com dois anos de antecipação.
Os anos seguintes compuseram a fase de transição da Kia. Nesse período, a montadora se dedicou ao processo de modernização de seu parque industrial e finalizou a contratação de Peter Schreyer, um dos maiores designers automotivos do mundo. Foi nessa fase que os primeiros produtos up-to-date passaram a compor o portfólio da Kia.