A nova Carnival adota as mais recentes tecnologias de trem de força ‘smartstream’ da Kia para aumentar a eficiência e o desempenho. No mercado brasileiro, a Carnival oferece motor Lambda III MPi seis cilindros (V6) à gasolina de 3,5 litros, que gera até 272 cv e 332 Nm de torque, com o novo sistema integrado de gerenciamento térmico (ITM) que ajuda no controle da temperatura de operação do motor para maximizar a eficiência em todos os momentos. A transmissão é automática de oito velocidades, que oferece um progresso suave e rápido para combinar com o caráter dinâmico e tranquilo do carro.
Tratando-se de dirigibilidade, a nova Carnival mantém as características de seus antecessores, priorizando o conforto e a segurança acima de tudo. O desenvolvimento do novo modelo se concentrou em fornecer uma direção tranquila, confortável e segura, com manuseio estável em todas as condições.
O novo sistema de suspensão totalmente independente e uma gama de medidas de contenção de ruído, vibração e aspereza (NVH) foram projetados para oferecer um comportamento na estrada tranquilizador e relaxante, maximizando a estabilidade e o conforto de seus ocupantes.
O sistema de suspensão recebeu significativo aperfeiçoamento em comparação à Carnival de 3ª geração. Na frente, os engenheiros da Kia aplicaram uma nova travessa e uma nova geometria, distribuindo melhor as cargas laterais na suspensão dianteira nas curvas para estabilizar a condução. A carroceria também é montada na seção traseira da travessa com novas buchas hidráulicas, com líquido dentro das buchas de borracha reduzindo o nível de vibrações do motor transmitidas à carroceria. Isso também atenua o efeito de impactos bruscos na suspensão dianteira, aumentando sutilmente o conforto de direção, mesmo em superfícies ruins.
A suspensão traseira Multilink também foi atualizada, com braços de suspensão inferiores mais longos e layout de mola revisado, trabalhando para gerenciar melhor as mudanças na superfície da estrada. Enquanto isso, o ângulo dos amortecedores traseiros foi ajustado para melhor absorver os choques da estrada.
Uma nova configuração de direção com assistência elétrica acionada por motor montada na coluna substitui o sistema do modelo anterior, resultando em uma resposta um pouco mais direta às entradas de direção, com uma relação de direção 5,6% mais rápida. O novo sistema também permite muitas das novas tecnologias de assistência ao motorista da Carnival, que dependem de um motor elétrico de direção assistida.
O refinamento do rolamento é algo que nenhum motorista de MPV quer sacrificar, e a Carnival também se destaca nessa área graças a uma gama de novos recursos NVH que vão além do que muitos de seus principais concorrentes oferecem. Uma ampla gama de medidas de isolamento acústico e isolamento garante que o novo modelo seja um dos mais silenciosos e refinados na estrada. Isso inclui novos materiais de isolamento em torno dos quatro arcos das rodas, uma cobertura completa da parte inferior da carroceria para reduzir o ruído do vento e da estrada e um isolamento mais adequado entre o compartimento do motor e o compartimento do passageiro. A entrada de ar também foi remodelada para reduzir o ruído do motor em altas velocidades, enquanto novas travessas no piso da cabine reduzem o ruído de vibração por meio da carroceria.