Estratégia Kia 2030: "Quatro objetivos centrais"
A Kia solidificará ainda mais sua estratégia para 2030 anunciada no ano passado com quatro metas: vendas globais de 4,3 milhões de unidades, vendas de 1,6 milhão de veículos elétricos, desenvolvimento pioneiro de PBV e gestão ESG responsável.
(1) Meta anual de vendas globais de 4,3 milhões para 2030
Tendo anunciado anteriormente uma meta de vendas anuais de 4,3 milhões de unidades até 2030, com os modelos eletrificados representando 58% da gama total, a confiança da Kia em seus produtos premiados levou a marca a aumentar suas metas anuais de vendas de veículos elétricos para 1,15 milhão de unidades em 2027 e 1,6 milhão em 2030.
A Kia planeja aumentar as vendas de modelos eletrificados para 2,48 milhões de unidades, representando 58% das vendas, em 2030, com 882 mil unidades de HEVs e PHEVs. Trata-se de um aumento de três pontos percentuais em relação à meta do ano passado e reforça a estratégia da Kia de mudar a estrutura de vendas com um foco ainda maior nas linhas eletrificadas.
Como a demanda por HEV deve continuar, a Kia planeja desenvolver motorizações híbridas de próxima geração com melhor desempenho, torque e eficiência de combustível, aplicar esses sistemas avançados a vários segmentos de veículos e expandir as capacidades de produção flexíveis para modelos HEV e ICE.
A Kia planeja continuar seu ímpeto de crescimento construindo uma linha completa de veículos elétricos nos principais mercados, aumentando a competitividade do produto e criando nova demanda usando PBVs. Além disso, a empresa diferenciará a marca em mercados emergentes por experiências aprimoradas de alta qualidade do cliente e responderá à crescente demanda diversificando as bases de fabricação.
(2) Estratégia de EV: expansão para 15 EVs em 2027, visando 1,6 milhão de vendas de EVs em 2030
A estratégia de negócios de médio a longo prazo da Kia mantém o foco na eletrificação e no crescimento do PBV, apoiado por um total de 15 modelos EV até 2027. Isso representa a adição de mais um modelo EV aos 14 modelos anteriormente comprometidos pela marca. Este número inclui novos EVs (EV2, EV3, EV4 e EV5) e dois PBVs (PV5 e PV7).
Além disso, para melhorar o desempenho da bateria e garantir a competitividade de custos, a Kia planeja se concentrar na atualização de sua tecnologia, aumentando a densidade de energia e a oferta de alcance das baterias de níquel-cobalto-manganês (NCM). A marca também fornecerá várias opções de baterias, incluindo baterias de fosfato de ferro de lítio (LFP), para atender às diversas necessidades dos mercados globais.
A Kia também está impulsionando uma estratégia de expansão da infraestrutura de carregamento em todo o mundo. A marca planeja construir mais de 5.400 estações da marca (E-pit) até 2030 na Coreia do Sul, com 482 atualmente instaladas. A Kia também pretende utilizar mais de 30.000 estações de carregamento na América do Norte até 2030 como parte da joint venture IONNA. Na Europa, a empresa construirá mais de 17.000 estações de carregamento por meio de sua parceria com a IONITY.
Direcionamento de produto para atingir metas de vendas
A Kia apresenta quatro direções de seus produtos: conectividade, direção autônoma, desempenho e design.
A Kia planeja expandir gradualmente novos serviços baseados em conectividade, como OTA, Feature on Demand (FoD) e pagamento no carro, para mercados emergentes. Além disso, a Kia planeja continuar a melhorar suas tecnologias de conectividade baseadas na mais recente rede 5G, como sistemas OTA avançados e condução com eficiência de combustível usando inteligência artificial (IA).
A empresa também se concentrará fortemente na expansão de veículos definidos por software (SDVs), com o desenvolvimento de uma plataforma integrada que pode maximizar a sinergia entre hardware e software do sistema e a combinação de computadores veiculares de alto desempenho com conectividade de alta velocidade e as mais recentes tecnologias de inteligência artificial para melhorar a conveniência e a segurança.
A Kia está atualizando sua tecnologia de assistência à condução em rodovia (HDA) e planeja expandir o escopo do sistema para a direção autônoma nas cidades até 2026 por meio do desenvolvimento contínuo de sensores de precisão de alta resolução e software de direção autônoma.
A Kia também planeja continuar lançando variantes de acabamento GT de seus modelos EV, incluindo o EV9 GT, em janeiro de 2025. A marca planeja maximizar a conveniência e o desempenho de seus veículos por meio da capacidade OTA. Esse recurso aplica algumas das mais recentes tecnologias de software, como arquitetura de veículos de última geração, computadores centrais de alto desempenho, sistemas operacionais integrados e software integrado ao controlador.
(3) Tornar-se "PBV First Mover" com diversas soluções
O evento “CEO Investor Day 2024” também forneceu um plano detalhado para a visão PBV da Kia. Tendo lançado seu negócio 'Platform Beyond Vehicle' na CES 2024, a empresa estabeleceu uma meta anual de vendas de 250.000 PBVs em 2030 com os novos modelos PV5 e PV7 da Kia – 150.000 e 100.000 unidades, respectivamente.
A Kia lançará seu primeiro PBV, o PV5 de médio porte, em 2025, sinalizando o início de seus negócios relacionados ao PBV. Na sequência, em 2027, a marca lançará o PV7, um grande PBV que oferece espaço generoso dentro de sua linha de PBVs.
Este objetivo é sustentado por um sistema de produção flexível, soluções PBV dedicadas para clientes e sinergias com os futuros negócios do Hyundai Motor Group, incluindo direção autônoma, robótica e mobilidade aérea avançada (AAM).