O sistema de comando desse motor é composto por DOHC
de 16 válvulas e por E-CVVT, acrescido do Comando de Válvulas de Duração
Variável (CVVD), que propicia o modo de condução Velejar, desligando o
propulsor por completo em situação de rodagem plana e, por consequência, a
economicidade de combustível; assim como todo o sistema híbrido do Sportage
entra em ação quando o veículo enfrenta uma descida, poupando o motor a
combustão, ou em subidas, quando o powertrain necessita de mais força, sempre
priorizando a eficiência de consumo e menores índices de emissões.
Vale ressaltar que o conjunto do motor, acoplado ao
câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem DCT, segundo dados do Inmetro,
registrou desempenho de 11,5 km/l na cidade e de 12,1 km/l na estrada, sempre
abastecido com gasolina.
O Sportage conta com diversas tecnologias de ADAS (Advanced
Driver Assistance System) como alertas de fadiga do condutor (DAW), de
prevenção de colisão por ponto cego (BCW), de saída em segurança (SEW);
assistentes para prevenção de colisão frontal incluindo conversão em
cruzamentos (FCA-JT), de prevenção de colisão traseira e tráfego cruzado (RCCW),
de permanência e centralização na faixa de rodagem (LKA/LFA), de farol alto
(HBA); câmeras de visão 360º (SVM), monitor de ponto cego com visualização no
painel digital de instrumentos (BVM) e piloto automático adaptativo com
assistente de congestionamentos (SCC).